quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Pare de se auto sabotar

Todos temos um bichinho lá no fundo da mente que alimentamos durante nossas vidas com pensamentos do tipo: Eu não mereço , é muito para mim, não vou conseguir, sou incapaz, não sou bonita ou boa o suficiente, entre tantos mais.
Sabe como nos desenhos, o anjo e o diabinho, um diz o que  é certo e o outro o que é errado de se fazer. O diabinho também diz que você não é bom o bastante, não devia tentar, deixa para depois... E assim seguimos nossa vida, acreditando em padrões e formas pensamentos moldados pela ditadura da beleza, por seus pais ou pela sociedade, e claro por você mesmo.
E como, ao que parece, fazer parte da natureza humana, temos padrões repetitivos no pensar e no agir.  E essa nossa compulsão à repetição é que nos leva a insistir nesses pensamentos e ações destrutivos.
Devemos quebrar estes pensamento olhar para dentro de nós e analisarmos se realmente acreditamos nisso ou se aprendemos que é assim e pronto. Lição dada é lição aprendida. Mas não precisa ser para sempre (e nem deve ser).
Estamos acostumados com os grandes romances cinematográficos, contos de ódio, amor e paixão, onde os conflitos sustentam toda a emoção do drama do começo ao fim  e muitas vezes embalados neste clima procuramos o mesmo em nossas vidas.
Porém, a realidade é bem diferente, na vida não temos um roteiro escrito com começo meio e fim, aqui nós somos atores, autores, roteiristas, câmera e platéia, de nossa própria obra existencial. E sendo assim, responsáveis por cada ato, cada cena, cada fala, e principalmente pelo desfecho de nossas histórias.
E como fazer isso? Como dar um outro final para uma história que se repete a anos? Um bom começo seria nos conscientizar do nosso papel de sabotador, saber que quem criou e alimentou esse diabinho que insiste em nos colocar para baixo, fomos nós mesmos e que por isso, podemos também retirar suas forças, acabar com seu poder de persuasão sobre nós. Ser capaz de fazer escolhas e defendê-las. 
Mude seu foco, seu modo de olhar para as situação. Se está chovendo justo no dia em que você faria aquele passeio incrível, cabe a você decidir se será um bom dia porque está chovendo ou se será um mal dia porque está chovendo. Escolha, decida e siga em frente.
Pare de se fazer de vitima. Pode até ser que seus pais nunca lhe fizeram um carinho ou você sempre foi a ultima a ser escolhida para o time na escola, mas não faça disso um drama para toda vida, superar é que faz de você um vencedor. Você sabe o que são pessoas resilientes? São pessoas com a capacidade de superar situações difíceis que a vida apresentou, em resumo, elas são vencedoras. Não porque nasceram em berço de ouro e tudo deu certo sempre para elas, mas porque elas deixaram as amarguras, os medos e os obstáculos de lado e seguiram sua trajetória de vida. E acredite todos nós somos dotados de resiliência basta procurar um pouquinho mais lá no fundo.
Busque seus propósitos e procure atingi-los, conheça-se ( e se esforce verdadeiramente nesta tarefa) e de valor a esta pessoa que descobrir ai dentro de você. Tenho certeza que você irá descobrir que...A viagem sempre vale a pena. O destino é apenas uma recompensa.

“Conhece-te, aceita-te, supera-te.”
Santo Agostinho


2 comentários:

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo