quinta-feira, 10 de novembro de 2016

O PRIMEIRO PASSO


Meu primeiro passo foi buscar entender o que poderia significar o aparecimento de borboletas em diversos momentos da minha vida...

A primeira vez que notei essa presença das borboletas, que considero a primeira vez efetivamente em que elas se mostraram especiais, foi no dia do nascimento de meu filho, após um parto difícil onde temi por minha vida e de meu filho, quando tudo se acalmou e ele nasceu bem e com saúde, ainda na sala de parto, apesar do cansaço, percebi uma grande borboleta marrom voando dentro da sala
estranhei o fato, mas estava tão cansada, que nem sequer comentei com ninguém. 
Estava ainda no hospital me recuperando do parto, quando mais a noite fui buscar meu filho na UTI para ficar comigo no quarto, lá outra borboleta marrom, porém menor que a anterior, nos acompanhou da UTI até o quarto. Isso mais uma vez me pareceu estranho, no entanto havia outras coisas com que pensar naquele momento, afinal de contas havia recebido em meus braços o amor da minha vida pela primeira vez. 
Meu filho nasceu três dias após o falecimento de meu pai, e por diversas vezes associei a presença das borboletas a algo relacionado a ele(meu pai), uma mensagem, um demonstração de carinho ou algo do tipo.
Em outra ocasião, havia passado quase um ano do falecimento de meu pai, e minha mãe se demonstrava um pouco depressiva, e eu e minhas irmãs resolvemos fazer uma festa de aniversário, pois ela faria 60 anos. E assim fizemos, a festa teve como tema os Anos 60, a decoração era toda de bolinhas preta e branco, a festa correu bem todos se divertiram muito, ao final da festa quando limpávamos o salão puxei um dos cartazes e na janela me deparei um uma pequena e delicada borboleta preta com bolinhas brancas, aquilo me emocionou muito mas mais uma vez não busquei entender o por que daquilo.
Em outras ocasiões elas estiveram presentes, até chegar a esta da mochila que relatei no por que da existência deste blog. E foi somente ai que fui buscar o significado do aparecimento das borboletas.

Primeiro me deparei com esta lenda da borboleta azul, que já traz um significado muito bonito de vida, onde
nosso presente e futuro estão exclusivamente nas nossas mãos. Nunca devemos culpar os outros se alguma coisa falhar. Se perdemos ou se ganhamos  nós somos os únicos responsáveis.
A borboleta azul representa as nossas vidas. Só depende de nós criar a vida ou condená-la.

Outra significado está na sua própria existência...Enquanto voa de uma flor a outra, ao procurarem alimento, as borboletas fertilizam as flores. Essa polinização ajuda na reprodução das plantas. Ou seja, o papel delas na natureza, é de fundamental importância, mesmo sendo tão pequena e tão frágil, e com um tempo de vida tão breve, elas deixam sua marca no mundo,geram vida para aqueles que ficam após sua partida e fazem do seu existir algo de grande importância para todos.

Há ainda a metamorfose das borboletas que é simbolizada como: a crisálida é o ovo que contém a potencialidade do ser. A borboleta que sai dele é um símbolo de ressurreição(transformação)
Os estágios desse inseto (lagarta, crisálida e borboleta) significam respectivamente vida, morte e ressurreição, ou seja, a metamorfose.
Metamorfose,esta, portanto, da transformação que os seres humanos passam ao longo da vida, não só física (crescimento), como sociais (mudança de trabalho, nascimento, casamento, entre outros). A borboleta  é por muitos considerada símbolo da sorte.


A borboleta é o símbolo do renascimento para a psicanálise moderna, que é representada com asas de borboleta.
Na mitologia grega, a personificação da alma é representada por uma mulher com asas de borboleta. Segundo as crenças gregas, quando alguém morria, o espírito saía do corpo com forma de borboleta.
No Japão, a borboleta é o símbolo da gueixa e representa a figura feminina, visto que está associada à gentileza e graciosidade.
Ainda são vistas como espíritos viajantes, e quando aparecem anunciam uma visita ou a morte de uma pessoa próxima.
Para os astecas e os maias, a borboleta simbolizava o deus do fogo Xiutecutli (conhecido também por Huehueteotl). Esse deus levava como emblema um peitoral chamado "borboleta de obsidiana", o qual simbolizava a alma ou o sopro vital que escapa da boca de quem está morrendo.
Na mitologia irlandesa, a borboleta simboliza a alma liberta de seu invólucro carnal, da mesma maneira que na simbologia cristã. Enfim, cada cultura, expressa uma significação, mas todas se assemelham quando tratam da borboleta como um ser que traz algo de bom, traz renovação.


E há ainda os que fazem referencia ao significado das cores das borboletas, contudo são diversas as teorias e cada uma dá uma significação para as cores.

O que realmente importa, é o significado maior de vida, esperança e paz que elas trazem. Quem nunca olhou para o voo de uma borboleta e sentiu paz, e se você nunca pensou nisso da próxima vez que ver uma borboleta reflita sobre isso. Como um ser aparentemente tão insignificante,
possa ser portador de tantos significados e importância no mundo.

Fonte: http://www.dicionariodesimbolos.com.br/borboleta/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo